quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mesinha Caseira

Tossindo e atrapalhado
num espanhol americano
“esta tosse quase me mata”
Comentou-me um mexicano

Foi dizendo na sua língua
que andava assim à dias
e por nada lhe passava
a obstrução das vias

Contei-lhe que remédio tinha
era uma mesinha caseira
que de um doutor provinha
tinha eu idade rasteira

Presta então lá atenção
para desse mal te livrares
descasca duas cenouras
depois de as bem lavares

Cortadinhas às rodelas
Num vaso distribuídas
Cobertas com muito açúcar
E dá-lhe duas horas perdidas

E como se fosse magia
Um suco incolor aparece
Bebe-o com lentidão
Que a tosse esmorece

Mas entendo o pobre homem
mal o que lhe enunciara
E dia seguinte queixou-se
Que a barriga lhe inchara

Mas porque ó Mexicano?
Não fizeste o que te mandara?
Respondeu pronto que sim
“As cenouras todas tragara”

Respondi quase me rindo
E num tom um pouco rude
“Olha que as cenouras que cortas
não te fazem mal à saúde”

Volta a cortar as cenouras
E cumpre bem o preceito
Vais bebendo o doce suco
Logo ficas melhor do peito

E foi assim que aconteceu
Pois já nem tossia tanto
No dia seguinte amanheceu
Pensando ser obra de santo

Nem sonhava que esta formula
já vem dos tempos antigos
que é usada na família
e distribuída aos amigos

3 comentários:

Anónimo disse...

de te ler com atenção
até fiquei a salivar
vou cair na tentação
de um xarope desses degustar.

quando me atacava a constipação
sempre fazia-se essa receita
mummy agarrava num facão
e curava-me a maleita.

LOL n tnh jeitinho nenhum pa rimar, mano... mas acho k deu pa perceber a mensagem...

Beijus*

Anónimo disse...

err... sempre se fazia.
ups... lol

Micas disse...

Desse remédio caseiro
Em miúda eu tomei
Abençoadas cenouras do canteiro
Graças a elas melhorei ;D))

Beijos